Bliteratura

O lugar da literatura na leitura da sala de aula

Minha foto
Nome:
Local: Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil

Sindy - menina arteira, que adora experimentar! Inês - mamãe artista, que adora executar!


::INSERIR MENSAGEM::

06 dezembro 2006

Entrevista com Gabriel Lacerda

Não procure nada fora. Procure dentro. Acredite. Você tem uma força, um impulso que precisa sair. Dê-lhe passagem que ele vem.
Gabriel Lacerda

Em resposta as questões que formulados como uma tarefa do Curso, Gabriel Lacerda nos deixa muitas lições de vida. Deixo aqui alguns trechos:

"A idéia básica do projeto é produzir literatura. Por literatura entendo um texto em que a forma, a elegância do material escrito é predominantemente relevante. Um dos maiores problemas com a literatura-infanto juvenil brasileira atual é, de resto, a proliferação de obras graficamente sedutoras, de compreensão extremamente fácil, mas sem conteúdo relevante e com a forma excessivamente simplificada."

"Acho que o maior valor a cultuar em um momento histórico de tanta agressividade, é justamente perpetuar os valores da história dos povos. Somos todos irmãos, nos destinos deste planeta que habitamos. Não há culturas melhores nem predominantes."

"É de pequenino que se torce o pepino. O meu objetivo – diria até meu desejo e meu sonho – é desenvolver em seres humanos em formação o gosto real pela leitura, que muitas vezes é apresentada nas escolas como uma obrigação não como um prazer. E também, se possível, o gosto maior ainda pelo ato de criação. Quem escreve vive uma experiência existencial maravilhosa, manifestação intensa e única de sensualidade. E quem escreve gosta de ler. Ler dá vontade de escrever. "

"Dentro de cada adulto mora sempre uma criança, entendido ser criança como um modo de perceber a realidade e de viver cada dia. As crianças, todas - as completas, de idade e de espírito, ou as só de espírito – vivem sempre presas e soltas ao mesmo tempo. É uma questão de grau. Escrever é soltar mais. "